domingo, 12 de dezembro de 2010

Eu não quero ir para a igreja!

Já que o termo igreja é tão fortemente utilizado em nossos dias eu resolvi usá-lo para dar mais tônus ao tema; sejamos sinceros, você não visitaria o blog se encontrasse algo como Eu não quero ir para a religião ou Eu não quero ser protestante. Este artigo trata-se não de uma apologia para levar pessoas a não irem para suas congregações de irmãos, mas sim acordar os adormecidos, tirando-os do profundo sono religioso.

O termo grego usado no Novo Testamento da bíblia para a palavra comum igreja é εκκλησία (ekklesia) ou ecclesia em latim (vide Wikipedia/igreja).


No contexto bíblico, o termo igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica.
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.
No texto bíblico, no "Novo Testamento", a palavra Igreja aparece por diversas vezes, sendo utilizada como referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos.

Quero discutir a questão a partir do último parágrafo desta citação que está em negrito, onde é esclarecido que muitas das vezes em que o termo ekklesia foi usado no Novo Testamento está se referindo a um grupo de pessoas e não a um templo ou qualquer obra de alvenaria, madeira, etc. Outra coisa interessantíssima é a composição da palavra: Chamados para fora.

 
Entretanto, em nossos dias a palavra igreja é muito referida aos formosos templos, perdendo assim parte do seu real valor. Igreja é formada por pessoas, homens e mulheres de todas as etnias, são os chamados por Cristo para estar por fora da atual situação do mundo, que jaz no maligno; eu ainda cito uma certa passagem no Evangelho segundo Lucas, quando o Senhor diz:


O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós. (Lucas 17.20b-21)


A futura vida com Deus no céu pode ser conhecida na prática quando temos a plenitude Espírito Santo dentro de nossos corações: O mundo é do maligno e não têm a paz, mas nós somos de Deus, Deus está conosco e em nós e portanto temos a paz já habitando em nossos corações.

Quando todos podermos compreender que os formosos templos serão desfeitos, e que não restará pedra sobre pedra que não seja derribada então teremos uma vida cristã feliz e pura, sem nos prendermos aos laços de regras medíocres que o fanatismo religioso nos impõe; eu sempre tenho contato com diversas pessoas oprimidas pela religiosidade, pessoas que vivem sendo perseguidas com coisas como: Isso pode! Isso não pode!

O fanatismo religioso é destrutivo e não tem nada a ver com Cristo, isso porque o fanatismo religioso tenta substituir um serviço que já possui um Ministro: O Espírito Santo de Deus. A ekklesia tão dita pelos apóstolos concerteza não foi apenas o que é visível: A construção, edifícios, etc. Mas a ekklesia são os separados por Cristo, separados do sistema mundano. A ekklesia de Deus, resgatada pelo precioso sangue do Filho Eterno não é algo morto e inanimado, mas sim vivo, e composto por seres com vida.

Digo que, se o conceito de igreja é apenas sentar anestesiado em uma cadeira, cantar mecânicamente algumas canções, ouvir um pregador falar o que quiser e depois ir para casa viver uma fantasia então eu ainda não conheço a Deus, e ainda preciso verdadeiramente aceitar ao Senhor Jesus na minha vida. Se tudo o que Jesus nos ensinou através das Escrituras se reduz a isso então eu sou infeliz: Não quero ir para a igreja!

Não quero ir para a igreja viver uma liberdade falsa, aceitando sobre os meus lombos um jugo pesadíssimo, onde para ser homem de Deus é necessário usar um belo terno fechado, sapatos de luxo sempre engraxados; carregando um jugo tão pesado que faz você ser bonito para dizer que é alguém, mesmo estando triste e fraquejante; um jugo que te obriga a dizer que está tudo bem quando naverdade não está nada bem; CHEGA! Chega dos caríssimos ternos para desfilar nas igrejas, e se mostrar um religioso irrepreensível, mas quando retorna para casa então larga o terno e torna a chorar porque por mais uma noite não conseguiu se expressar e ser quem realmente se é.

Se eu conheço a Deus, então eu creio que Ele quer que sejamos sinceros, independente de como sejamos; se estamos sendo sinceros, então Deus nos conhece e dele somos conhecidos através de Jesus Cristo. Na época do ministério terreno do Senhor Jesus Ele encontrou diversos tipos de pessoas, os publicanos e pecadores que quando O viam se prostravam e o adoravam clamando por misericórdia e os hipócritas, liderados geralmente pelos fariseus, que sempre tratavam de querer achar algum defeito em Jesus mesmo nunca conseguindo achar; As Escrituras dizem que todos os homens estão debaixo do pecado, nesse caso, os publicanos sabiam quem eram, e a sua sinceridade consigo mesmo os impediam de dizer que não eram pecadores: A única solução que tinham era o Santo Jesus, já os fariseus... viviam na mentira, e o fato de conseguirem até mesmo se enganar os impediam de dizer quem realmente eram: Também publicanos e pecadores; porém de forma oculta aos olhos humanos.

A mulher de Samaria (João cap. 4) não negou quando o Senhor lhe alertou por seus cinco maridos, mas creu e rapidamente assumiu a verdade, aceitando o Senhor como um verdadeiro profeta; é necessário ser sincero e corajoso para sair das redondezas e ultrapassar os átrios e o véu, indo ao lugar esfumaçado onde não podemos ver o nosso eu, onde o nosso rosto é escondido e só a presença de Deus é suficiente: Esse lugar é o santíssimo santuário que hoje, no Novo Testamento é o nosso coração.

Portanto, servir a Cristo não é cumprir um protocolo religioso mas sim ultrapassar as barreiras, crendo que o véu do templo já foi rompido e o Caminho aberto, como diz as Escrituras. O Caminho até a Verdade já foi aberto, a Verdade para encontrar a Vida hoje é acessível a todos pois um certo Sábio disse uma vez: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Entendo a ekklesia de Deus, não como um bonito e adornado templo feito por mãos de homens mas sim como o povo escolhido de Deus, separado do mundo para a fé em Jesus Cristo.


Você já aceitou a Jesus Cristo como o Salvador de sua vida?
Se você não sabe porque deve crer e obedecer ao Senhor Jesus então clique aqui.
Se você já têm Jesus habitando em seu coração pela Pessoa do Espírito Santo então alegre-se em Deus, clique aqui e veja a alegria eterna que Deus têm reservado para nós.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...