sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Libertando-se da escravidão


Leia Lucas 13.10-13

Ao analisar este trecho bíblico e ver como o próprio Jesus relata essa mulher como uma prisioneira de Satanás eu posso retirar algumas das características básicas de um prisioneiro, ou escravo:

1. Ela estava a muito tempo doente

A Bíblia nos diz em Provérbios 13.12 que "A esperança demorada desfalece o coração". Acredito eu, que aquela mulher já estava com suas esperanças enfraquecidas, ofuscada pelo tempo em que ela já estava naquele estado não restava mais nada a não ser passar ano após ano servindo de prisioneira a Satanás. É visível no texto quem em nenhum momento a mulher teve uma manifestação de fé do tipo: Tocar na orla do manto, pedir apenas uma palavra do Senhor, etc. Ela apenas estava ali! A falta de esperança ou mesmo o enfraquecimento dela é uma das características de um escravo. Jesus Cristo é a Vida (João 14.6).

2. Ela andava encurvada

Por onde essa mulher ia ela continuava a mesma: Uma prisioneira. Ela estava em casa, era uma prisioneira, também na rua, continuava prisioneira... e em qualquer lugar aquela enfermidade, aquele peso espiritual, não a deixava, ela era prisioneira do seu mal.

Posso imaginar uma de suas filhas lhe chamando para fazer algo e ela tendo que dizer: Fi lha, eu não posso pois a minha enfermidade não permite.

Uma outra carcterística que percebo em um escravo é a falta de vontade própria, pois onde ele estiver continuará sendo prisioneiro. Jesus Cristo é a Verdade (João 14.6).

3 Ela não podia se endireitar

Ora, para que um prisioneiro consiga fugir de sua infeliz prisão é necessário algu ém que esteja de fora e com ferramentas para quebrar as cadeias. Essa mulher não tinha alguém que a podia ajudar, suas chaves estavam nas mãos de Satanás.

Outra característica de um escravo é a incapacidade de se libertar daquilo que o prende. Jesus Cristo liberta (João 8.36).



Apesar dessa mulher, escrava de Satanás estar em uma situação precária, tanto fisicamente quanto espiritualmente Jesus Cristo, o nosso Libertador estava lá; E Ele, o Senhor, com quatro atitudes mudou a história de vida daquela mulher:

1. Ele viu a necessidade da mulher (vs. 12)

A Bíblia não diz se havia uma imensa multidão naquele momento, mas é de se esperar que sim pois o Mestre Jesus estava ensinando. Mas Ele viu aquela mulher! E percebeu a necessidade que ela tinha de ser livre. Posso ver, nesse momento o cuidado que Deus tem com o povo dEle pois os olhos do Senhor viram a necessidade daquela mulher; Jesus está atento a cada um de nós.

Deus atenta para o humilde, mas o soberbo Ele conhece de longe (Salmos 138.6).

2. Ele chamou a mulher a si (vs. 12)

Jesus sabe bem quem Ele é; certa vez Ele disse: Porque Deus amou o mundo de tal maneira , que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16). Ele sabe que veio a este mundo para desfazer as obras do diabo.

Jesus chamou aquela mulher a si, porque ela precisava ter um encontro com Deus e alcançar a Liberdade em Cristo.

Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2Coríntios 3.17).

3. Ele declarou a liberdade da mulher (vs. 12)

Em Marcos 1.27 a Bíblia relata como o povo via claramente a Autoridade e o Poder que as palavras de Jesus Cristo possuem. E Ele valeu-se dessa Autoridade para quebrar todas as cadeias espirituais sobre a vidadaquela mulher e declarar a falência de todo o senhorio de Satanás sobre dela. Jesus Cristo é o Senhor (Felipenses 2.11).

O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar  boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos (Isaías 61.1).

4. Ele impôs as mãos sobre ela (vs. 12)

Na posição de servos, com as palmas das mãos para cima nós recebemos as bençãos do Senhor; Jesus, como Senhor, com as palmas das mãos para baixo derrama Suas bençãos sobre o Seu povo.

Aquela necessidade que a mulher tinha em ser livre agora foi atendida pelo Senhor Jesus que derramou a benção sobre a vida dela e a libertou de uma vez do jugo satânico; e ela pôde ver e provar os frutos da vida e glorificar a Deus em liberdade.

O desejo atendido é árvore de vida (Provérbios 13.12b).



Trazendo toda a situação à nossa atualidade eu digo: O que é que nos prende e nos escraviza? É o cigarro? A bebida? O televisor? Um pecado específico?  Ou mesmo esse computador? O que nos impede de glorificar a Deus em liberdade e comemorar a Cristo, nossa páscoa?

Lembremo-nos desta mensagem e estejamos atentos aos Ensinos do Mestre Jesus e não deixemos que nada nos prenda e nos faça adoecer-mos, mas voltemo-nos ao Senhor Jesus e cultivemos a libertade que Cristo nos deu.

Pois está escrito: Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8.36).

1 comentários:

sandra cruz disse...

O povo de Deus,nos dias de hoje, está preparado para expulsar legião de demônios em uma vida oprimida?

E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.E, repreendeu Jesus o demónio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.Mas esta casta de demónios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.(Mateus 17:17 a 21)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...