sábado, 4 de junho de 2011

Aspectos da Santidade - Parte IV

J.C.Ryle
 
trecho do livro "Aspectos da Santidade"
traduzido do inglês ao espanhol por Allan Roman

7. É sábio ensinar aos crentes que não deveriam se esforçar contra o pecado mas sim, antes, entregar-se a Deus?



A expressão apresentai-vos ocorre em um só lugar do Novo Testamento (Romanos 6: 13-19, versão KJV). Nesses versículos apresentai-vos é dito como um dever dos crentes. Porem, a palavra "apresentar-se" não leva consigo o sentido de colocar-nos passivamente nas mãos de outra pessoa. Tem mais o sentido de apresentar-nos ativamente para o uso de outro, como Ofereçam-se a Deus (Romanos 6:13 NVI)

De qualquer maneira, outras vinte a trinta passagens das Escrituras nos ensinam que os crentes não devem ficar imóveis, mas sim que devem se colocar de pé e trabalhar. Como características da vida cristã se mencionam a guerra, a luta, a vida de um soldado e a briga. Por qual outro motivo precisaríamos tomar a armadura de Deus? (Efésios 6:10-18).

A pessoas persiste em confundir duas coisas que diferem. Na 'justificação', nos é dito que creiamos, que só creiamos. Na 'santificação', nos é dito que vigiemos, que oremos e lutemos.

Deixo minha introdução aqui com muita ansiedade. Há uma atitude entre os cristãos professantes de hoje (século 19), que enche-me de preocupação pelo futuro. Existe uma assombrosa ignorância da Escritura com uma consequente falta de verdadeira religião. Existe um gosto incrementado pelo sensacional: milhares estão dispostos a se congregarem se o fato se trata de ouvir a uma nova voz e uma nova doutrina, sem considerar se o que ouvem é verdade. Multidões, aclamações e um incessante surgimento de emoções são as únicas coisas pelas quais muitos se preocupam. Entanto que o pregador seja 'brilhante' e 'ousado', centenas pensam que ele deve pregar a verdade.

O desejo de meu coração e minha cotidiana oração são para que a santidade pessoal cresça grandemente entre os cristãos professantes. E eu confio em que todos os que se esforcem por promovê-la adiram estritamente ao que a Escritura ensina e aclara cuidadosamente entre doutrinas que diferem; " Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles." (Jeremias 15:19)

FONTE: Blog Charles Haddon Spurgeon

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...