sábado, 31 de março de 2012

O que é Sola Scriptura?

O que é Sola Scriptura?


 

"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro" (1Co 4.6)ACF
 
O que é Sola Scriptura?

As palavras "sola scriptura" são do latim: "sola" tem a idéia de "somente", "chão", "base", e a palavra "scriptura" significa "escritos" – em referência às Escrituras. Sola Scriptura significa que somente as Escrituras são autoridade de fé e prática do cristão. A Bíblia é completa, dotada de autoridade e verdadeira. "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Tm 3.16)ACF


Sola Scriptura foi o "grito de guerra" da Reforma Protestante. Durante séculos a Igreja Católica Romana colocou suas tradições em posição de autoridade superior à Bíblia. Tal resultou em muitas práticas que foram, de fato, contraditórias à Bíblia. Alguns exemplos são: orações aos santos e/ou Maria, a imaculada concepção, transubstanciação, batismo de bebês, indulgências e autoridade papal. Martinho Lutero, o fundador da Igreja Luterana e pai da Reforma Protestante, foi a público reprovar a Igreja Católica por seus ensinos não-bíblicos. A Igreja Católica ameaçou Martinho Lutero com a excomunhão (e morte) se ele não se retratasse formalmente. A resposta de Martinho Lutero foi: "Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amém."
 
O principal argumento católico contra a Sola Scriptura é que a Bíblia não ensina a Sola Scriptura explicitamente. Os católicos argumentam: "A Bíblia, em lugar algum, afirma que ela própria é o ÚNICO guia dotado de autoridade para fé e prática." Mesmo sendo isto verdadeiro, isto falha em reconhecer uma questão crucialmente importante. Sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia se auto proclama inspirada por Deus, inerrante e dotada de autoridade. Também sabemos que Deus não muda de idéia ou Se contradiz. Portanto, apesar do fato de que a Bíblia não se auto-intitula "Sola Scriptura", ela, com certeza, não deixa espaço para tradições que possam contradizer sua mensagem. Sola Scriptura não é tanto um argumento contra a tradição, mas mais ainda um argumento contra doutrinas não-bíblicas e/ou anti-bíblicas. A única maneira de saber com certeza o que Deus espera de nós é permanecermos fiéis ao que sabemos que Ele revelou: a Bíblia. Podemos saber, além de qualquer sombra de dúvida, que as Escrituras são verdadeiras, dotadas de autoridade e confiáveis. O mesmo não se pode dizer da tradição.
 
"Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação" (1Tm 4.9)ACF
 
A Palavra de Deus é a única autoridade para a fé cristã. As tradições são válidas apenas quando são baseadas nas Escrituras e estão em total concordância com as Escrituras. As tradições que estão em contradição com a Bíblia não vêm de Deus e não constituem em um aspecto válido da fé cristã. Sola Scriptura é a única forma de evitar que a subjetividade e a opinião pessoal tirem a prioridade dos ensinamentos da Bíblia. A essência da Sola Scriptura é basear sua vida espiritual somente na Bíblia, e rejeitar qualquer tradição ou ensino que não esteja em completa concordância com a Bíblia.

II Timóteo 2.15 declara:
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade"

Sola Scriptura não torna nulo o conceito das tradições da igreja. Mas ao contrário, Sola Scriptura nos dá um sólido alicerce no qual podemos basear as tradições da igreja. Há muitas práticas, tanto na Igreja Católica quanto na Protestante, que são resultado de tradições, e não de ensinamentos explícitos das Escrituras. É bom, e mesmo necessário, que a igreja tenha tradições. As tradições têm um papel importante em tornar clara a doutrina cristã, e organizar a prática cristã. Ao mesmo tempo, para que estas tradições sejam válidas, não poderão estar em desacordo com a Palavra de Deus. Devem ser baseadas no sólido alicerce dos ensinamentos das Escrituras. O problema com a Igreja Católica Romana (e muitas das igrejas cristãs) é que ela baseia as tradições em tradições, que também se baseiam em tradições, também baseadas em tradições... e freqüentemente a tradição inicial não estava em completa harmonia com as Escrituras. É por isso que os cristãos devem sempre consultar a Sola Scriptura, a excelente e confiável palavra de Deus, como a única base sólida para fé e prática. Na prática, uma objeção freqüente ao conceito de Sola Scriptura é o fato de que o cânone da Bíblia não foi oficialmente acordado por pelo menos 250 anos após a fundação da igreja. Além disso, as Escrituras não estavam disponíveis em quantidades significativas por mais de 1500 anos após a fundação da igreja. Como, então, poderiam os cristãos primitivos usar a Sola Scriptura, quando nem ao menos possuíam as Escrituras por completo? Como, então, os cristãos que viveram antes da invenção da imprensa poderiam basear sua fé e prática nas Escrituras somente, se não havia um jeito de possuírem uma cópia completa das Escrituras? Esta questão se faz ainda mais complicada devido aos altos índices de analfabetismo através da história. Como o conceito de Sola Scriptura lida com estas questões?
 
O problema com esta discussão é que ela está essencialmente dizendo que a autoridade das Escrituras está baseada na disponibilidade. Este não é o caso. A autoridade das Escrituras é universal, pois é a Palavra de Deus, é Sua autoridade. O fato de que as Escrituras não estavam prontamente disponíveis, ou até mesmo o fato de que as pessoas não pudessem lê-las não muda o fato de que as Escrituras são a Palavra de Deus. Além disso, ao invés de isto ser um argumento contra a Sola Scriptura, é na verdade uma questão a respeito do que a igreja deveria ter feito, ao invés do que o que ela fez. A igreja primitiva deveria ter dado alta prioridade à produção de cópias das Escrituras. Apesar de ser fora da realidade que cada cristão possuísse uma cópia completa da Bíblia, era possível que cada igreja pudesse ter um pouco, a maioria ou todas as Escrituras prontamente disponíveis. Os líderes da igreja primitiva deveriam ter feito do estudo das Escrituras sua mais alta prioridade, para que pudessem ensiná-las com precisão. Mesmo que as escrituras não pudessem ser disponibilizadas para as massas, pelo menos os líderes da igreja poderiam ter sido bem treinados na Palavra de Deus. Ao invés de construir tradições em cima de tradições, e passá-las de geração em geração, a igreja deveria ter copiado as Escrituras e as ensinado (I Timóteo 2.4).

"Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (1Tm 2.4)ACF
 
Mais uma vez repetimos: as tradições não são o problema. Tradições não-bíblicas é o problema. A disponibilidade das Escrituras através dos séculos não é o fator determinante. As próprias Escrituras são o fator determinante. Nós agora temos as Escrituras prontamente disponíveis a nós. Estudando a Palavra de Deus, fica claro que muitas tradições da igreja que se desenvolveram através dos séculos são de fato contraditórias à Palavra de Deus. Isto é onde a Sola Scriptura se aplica.
As tradições que são baseadas e estão em concordância com a Palavra de Deus podem ser mantidas. As tradições que não estão baseadas e/ou estão em desacordo com a Palavra de Deus devem ser rejeitadas! Sola Scriptura resgata o que Deus nos revelou em Sua Palavra. Sola Scriptura, definitivamente, nos mostra Deus que sempre fala a verdade, nunca Se contradiz e sempre demonstra ser de confiança.
 
Jesus nunca menciona as tradições orais de modo positivo como se fossem inspiradas por Deus.
- Todas as vezes que Ele defende a verdade, volta-se para as Sagradas Escrituras. 
- A única vez que Jesus menciona a tradição oral dos judeus é para condená-la. cf. (Marcos 7.7-13)

Jesus esperava que até mesmo seus inimigos pudessem interpretar as Escrituras. Ele simplesmente mandava as pessoas lerem:

1°.
Jesus respondeu: -
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Mc 12.24)
 
2°. "...Não tendes lido..." (Mt 12.3)

3°. "Ou não tendes lido na lei..." (Mt 12.5)
 
4°. "...Nunca lestes nas Escrituras... Mateus 21.42

5°.
"E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?" (Lc 10.26)

6°.
"Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?" (Mt 21.42)
Mas As Escrituras Sagradas afirmam: "Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, Essa foi feita cabeça da esquina" (Lc 20.17) ACF

7°.
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (Jo 5.39)

Lucas 10.26:
"Que está escrito na Lei? Como lês?". Jesus esperava que até mesmo seus inimigos pudessem interpretar corretamente a Bíblia por simplesmente lê-la. Diferentemente de Jesus, os católicos não perguntam o que diz as Escrituras, mas como sua igreja interpreta as Escrituras. Então você não possui nenhuma escolha para discernir por si mesmo a não ser aceitar o que eles querem empurrar como interpretação.
. Testemunho do Reformador Martinho Lutero sobre as Escrituras: - "Fiz uma aliança com Deus, que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir".

- "A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é nem correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude. Amém". (Martinho Lutero)
 
Os Cristãos Primitivos Usavam Somente as Escrituras para Determinar a Verdade
. Os cristãos primitivos usavam somente as Escrituras para determinar a verdade:
Paulo - Atos 17.2: "E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras" - ACF
 
Atos 18.28: "Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo" - ACF
 
Os Bereanos - Atos 17.11: "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim" - ACF
Ainda que os apóstolos foram inspirados por Deus e chegaram a transmitir isto por algum tempo de forma oral, os bereanos foram direto nas Escrituras para determinar a verdade final. A Tradição oral é sem valor sem o testemunho das sagradas Escritura! Diferente dos bereanos, os católicos nunca deixariam você procurar a verdade final nas Escrituras porque acreditam que sem a interpretação final da sua igreja através da tradição oral você não pode compreendê-la. Mas veja que Paulo não censurou aqueles cristãos, antes foram elogiados por Lucas como "mais nobres" do que os outros por aderirem ao princípio do Sola Scriptura.
 
a) A Igreja estava envolvida com as Escrituras
"Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá" (1Tm 4.13)ACF
 
b) As Escrituras é compreensível até mesmo para uma criança
"E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus " (2Tm 3.15)ACF
 
c) A Palavra é digna e de toda aceitação
"Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação" (1Tm 4.9)ACF
 
d) Devemos ficar somente com o que está escrito
"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro" (1Co 4.6)ACF
 
e) As Escrituras são suficientes para qualquer área da nossa vida
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2Tm 3.16-17)ACF
 
f) Se porventura existisse somente os escritos de João, ele sozinho seria suficiente para mostrar a salvação em Jesus Cristo.
- "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (Jo 20.31)ACF
- "Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus" (1Jo 5.13)ACF
 
g) Somente as Escrituras trazem esperança e gozo
"Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rm 15.4)ACF
 
. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (Jo 5.39)
 
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Is 40.8)ACF
 
 "E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra"
(2Tm 3.15-17)ACF
 
SOLA SCRIPTURA – Somente as Escrituras
 
Fonte:
CACP – Centro Apologético Cristão de Pesquisa

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