quinta-feira, 18 de novembro de 2010

o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça!

O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça!
(com algumas alterações)
E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para a outra margem.
E, aproximando-se dele um escriba, disse: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.
E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. (Mateus 8.18-20)

Com base neste trecho das Escrituras, temos mais uma das muitas mensagens impactantes na vida do Senhor Jesus. Provavelmente ao fim de uma tarde, depois de ter trabalhado muito, o Senhor estava fisicamente exausto. Ao seu redor se encontrava uma grande multidão, na qual existiam pessoas que o amavam, pessoas que o odiavam e também pessoas que estavam apenas querendo se aproveitar deste manso e influente profeta de Nazaré. Jesus era conhecido, o povo reconhecia a sua autoridade (Mateus 7.29), de tal maneira que até os poderosos o identificavam (Mateus 8.8), ele era adorado (Mateus 8.2) e servido (Mateus 8.15).

Também estavam ali os escribas. Eram homens com um bom nível de estudos, profundos conhecedores da lei dos judeus. Possuíam fama, carreira e um futuro certamente promissor. Diante do Senhor aparece um desses escribas que, como tal, via em Jesus, profeta reconhecido, uma chance para avançar em sua profissão. Jesus possuía aquilo que ele queria: Fama, prestígio e poder. Ele era requisitado pelas multidões, os necessitados esperavam nele, os cegos e leprosos clamavam por ele e até mesmo os respeitados centuriões a ele se sujeitavam.

Nesse momento, pensou o escriba, preciso apenas dar uma marcante demonstração de fé: Mestre, aonde quer que fores eu te seguirei. E Jesus, mansamente responde: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. De maneira mais simples, penso: Impressiona-te com toda esta multidão? Saiba que não tenho sequer lugar para descansar (no sentido de não parar de trabalhar).

Após o Senhor Jesus ter exposto a realidade, em sua crueza, o escriba simplesmente desaparece. A Bíblia não relata mais sobre este homem. Um dos ensinamentos possíveis de serem extraídos neste acontecimento é que não devemos nos aproximar do Senhor por acharmos que teremos bons resultados, ou seja, não devemos fazer com que o Senhor seja um meio, um instrumento para conseguir algo maior, mas devemos nos aproximar dele pelo simples fato: Ele merece.

É bem provável que aquele escriba não esteja desfrutando do gozo eterno, apesar de ser possível que ele tenha se convertido algum tempo depois. Deixo-vos este artigo (o link abaixo) para reflexão: http://ensinosdomestre.blogspot.com.br/2012/06/deus-nao-e-um-meio-para-alcancarmos-os.html

TEXTO ANTIGO:

Com base neste trecho das Escrituras temos uma mensagem muito marcante em nossas vidas, provavelmente no fim da uma cansativa tarde de milagres, o Senhor Jesus estava exausto... cercado por uma multidão incontável de pessoas que gostavam dEle, pessoas que O odiavam, pessoas que dependiam dEle... Jesus era conhecido, o povo reconhecia a Sua autoridade (Mateus 7.29), de tal maneira que até os poderosos o identificavam (Mateus 8.8), Jesus era adorado (Mateus 8.2), Jesus era servido (Mateus 8.15).

Os escribas eram homens com um bom nível de estudos, conhecedores profundos das letras da lei judaica, tinham fama, carreira, um futuro promissor. Este escriba, como tal, precisava de uma chance para alavancar em sua profissão: Jesus tinha o que ele queria: Fama, prestígio, poder. Os povos necessitados corriam para Ele, os leprosos clamavam por Ele, os respeitados centuriões se sujeitavam a Ele...

É Ele! Agora só é preciso dar uma marcante demonstração de fé: Mestre, aonde quer que fores eu te seguirei. É interessante a resposta do Senhor: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. De maneira mais simples, penso eu: Está impressionado com toda a multidão? Saiba que eu não tenho nem mesmo lugar para viver neste mundo, eu não tenho descanso.

É marcante o fato de que não se vê mais relato desse escriba, ele simplesmente parou! Mostra clara de que toda aquela frase de fé era interesseira, ele esperava ser alguém através de Jesus mas quando o Senhor lhe mostrou que ele nem lugar pra dormir ia ter ele simplesmente desapareceu, toda aquela euforia sumiu ao vento. O ensinamento que tenho neste acontecimento no ministério do Senhor Jesus na terra é que não devemos nos aproximar do Senhor por aquilo que achamos que teremos (carreira, fama, prestígio, dinheiro, ou por qualquer coisa deste mundo), mas devemos nos aproximar do Senhor pelo simples fato de que Ele merece.

É bem provável que aquele escriba não tenha tido um "final feliz", então fica essa reflexão de que os largos filactérios, a sabedoria e os estudos mundanos, o conhecimento, o dinheiro, a fama, o poder, nada disso é algo diante do Deus vivo que é o detentor de todo o bem.

23 comentários:

ANDERSON I. FARIA disse...

jesus tinha casa sim na beira do mar na minha biblia fala isso em varios verciculos e passagens do evangelho de jesus cristo .... agora se estao falando de outro jesus eu calo a minha boca ... falar que jesus nao tinha casa e chamar ele biblicamente falando de mentiroso vou citar alguns verciculos pra voces parar e pensar se nao tinha casa . em mateus 13:1 marcos 7:17 marcos 9:33 joao 1:37a39 marcos 2:1 espero ter ajudado nao estou pra acusar , mais para ajudar e mostra o que a biblia diz arespeito disso .... nao sei nada pois que sabe todas as coisas e DEUS ... meu msn pra contato maosantacelulares@hotmail.com para tirar duvida e pra aprender com os irmaos . que DEUS esteja convosco

Breno Almeida Souza disse...

Graça e Paz!

Meu amado, em momento algum no artigo eu disse que o Senhor Jesus não tinha casa!

claudinei merces disse...

todos os dias eu saio vou para o trabalho e volto, descanso ... em casa, mas a casa é da minha mãe , em parte alguma da biblia diz que Jesus tinha uma casa ou ele fez uma e eu não sei,sera que ele queria se casar e ter filhos. ele só precisava descansar nao de uma casa

Anônimo disse...

A mensagem maior da passsagem evangélica em questão é a que devemos seguir ao Cristo sem segundas intenções que não sejam a busca pela verdade, pela libertação de nossos erros, a nossa renovação, e por que não dizer a nossa salvação. Muitos estão, ainda hoje, buscando ao CRsito Jesus, na intenção de coisas materiais, vide o mau exemplo de "pastores" que enriquecem da noite pro dia, num país com tantos miseráveis.
honoratomendes@yahoo.com.br
André Honorato

liliane carmo disse...

filho meu sai dela!a CASA que JESUS estar falando e a tal da CASA DE ORACAO, que todos os que se dizem evangelicos frequentam!em toda biblia,onde voce VIU escrito que JESUS frequentava a igreja?veja o significado da palavra querido e que o eterno lhe tire as escamas dos olhos pra sair do SISTEMA RELIGIOSO!

Anônimo disse...

Na verdade o segredo esta no templo. Morada de Deus, onde Jesus deveria encontrar lugar para reclinar, e habitar, por isso ele mesmo faz a comparação da moradia de outros animais, para ser compreendido. O templo que Deus procura somos nós. Sede santos para que sejam habitação do altíssimo.

Lucinei Torres disse...

E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
Mateus 8:20

Existem pessoas que não deveriam nem pegar na bíblia tamanha sua ignorância e poder de não entender nada!
Jesus não esta falando que tem casa ou não. Ele quis dizer que quem quiser segui-lo, (segui-lo por aí evangelizando) deveria esta disposto a passar por situações desconfortáveis para se alimentar, dormir, ...

Blue Eyes, Na Resistência disse...

Eu prefiro entender que Cristo pregou o desapego a esse mundo e seus enganos, uma vez que nada, NADA que tenha existência nesse mundo nos pertence, sequer nosso corpo que nos é temporariamente emprestado, ainda mais ter como apego um bem terreno, ainda que seja para descansar dos tropeços dessa vida... mas também não quis dizer que devemos viver como monges, mas que não devemos nos iludir com nada desse mundo... vejam que Ele, por diversas vezes, fez uso de edificações, mas sempre emprestadas para que pudesse celebrar e pregar... realmente, Jesus não tinha propriedades nesse mundo... saudações...

Rosangela Pereira disse...

Rosangela c. Pereira: certamente que muitos estavam dispkstos a seguir jesus mas cada qual tinha suas proprias motivações e que certamente não eram as motivações que se relacionavam com a verdadeira missão de cristo, daí a palavra de jesus a estes que diziam querer segui lo.infelizmente em nossos dias é grande o número dos que estão aderindo a igreja evangelica e não ao cristo.

antonio batista disse...

Boa palavra

antonio batista disse...

Boa palavra

Arnaldo Ribeiro disse...

O SABER LER A SI:
(ES.12.1)
(AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

(ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)



O SÉTIMO DIA
(DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:

(GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)

E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:

SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)

(Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
E agora José? Ou melhor, Chico?...

Arnaldo Ribeiro disse...

O SABER LER A SI:
(ES.12.1)
(AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

(ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)



O SÉTIMO DIA
(DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:

(GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)

E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:

SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)

(Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
E agora José? Ou melhor, Chico?...

MISS.ADINAEL disse...

eu vos afirmo que jesus teve varias casas e ainda tem inclusive eu dei a minha casa para ele morar, casa material não me importa saber se ele teve
APOCALIPSE 3,20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Angeilza Monteiro disse...

Parabéns boa resposta, (aplausos para você menina)

Angeilza Monteiro disse...

Parabéns boa resposta, (aplausos para você menina)

Anônimo disse...

Hebreus 10: 25. Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando.

Não permita que as feridas que a religião te causou te afaste do verdadeiro propósito de fazer parte da Igreja de Cristo. Abraços

Anônimo disse...

O que acontece com a maioria das pessoas é que quando uma palavra do senhor jesus é lida,a pessoas que começam a fazer várias interpretações de maneira errônia, é isso é aquilo, daí a explicação pra esse monte de igreja que está aí vendendo a palavra de Deus.
Portanto meus irmãos tomem muito cuidado com o que você imagina que seja ou o que vc interpreta.

Unknown disse...

Amados jesus conhecia profundamente o verdadeiro interesse do escriba que era tirar proveito pra si as custas de jesus então sabia mente jesus citou estas palavras para deixar bem claro ao escriba que procurava fama e luxo.

Charles Wolff disse...

A Paz irmão Breno. Boa Palavra ao qual o Espirito Santo lhe capacitou a apresentar neste blog. Que o Senhor JESUS continuamente lhe abençoe e não se preocupe com aquilo que lhe é jogado por escarnio, mas antes, vive na verdadeira Fé em CRISTO JESUS e continue sendo como um vaso de honra nas mãos do Senhor !

Fernando Silva disse...

Para mim, a parte marcante desse texto é a parte em que Jesus ao ver a multidão, sai para a outra margem (provavelmente do Mar da Galiléia, que na verdade, é um grande lago). Jesus não tolerava multidões. Ensinou a buscar a Deus dentro dos próprios aposentos, em segredo. Algo bem diferente do cristianismo de hoje em dia, que tem prazer em grandes multidões.

Fernando Silva disse...

Um dia vou contar acerca do verdadeiro pecado de Saul e sobre a verdadeira virtude de Davi.

RESTAURANTE M & L COMIDA CASEIRA disse...

As raposas têm covis, as aves dos céus têm ninhos, mas para o filho do homem não haverá mais lugar aqui na terra, assim como daqui à alguns dias, não haverá lugar para a igreja o corpo de Cristo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...